terça-feira, 30 de novembro de 2021

"AJUNTAMENTO"

 "Inclino-me para o teu santo templo e louvo o teu nome, por teu amor e fidelidade..." (Sal 138..2a)

Nos dias de hoje tem se divulgado a idéia de que a participação nas celebrações presenciais de uma igreja não é essencial para a adoração a Deus. Você pode adorá-lo de casa mesmo. Não é nosso propósito discutir aqui os méritos dessa questão mas também não é possível descartar a importância de estar  "presencialmente" nos cultos realizados pela igreja porque essa é uma orientação essencialmente bíblica. Não há nada na Bíblia que nos dê base para justificar o abandono da comunhão com os irmãos na adoração a Deus através de uma celebração coletiva. No verso citado na abertura dessa reflexão nos deparamos com a declaração "inclino-me para o teu santo templo", o que significa, no mínimo, que o salmista reconhecia que o local mais adequado para louvar a Deus era o templo, onde o povo se ajuntava para celebrar o amor, a fidelidade e o livramento recebidos de Deus. O ajuntamento do povo de Deus é um ato de gratidão e reconhecimento das bênçãos que Ele derrama sobre os seus e um tempo de festa e de celebração. De glorificação ao Senhor por causa dos Seus feitos e do seu amor eterno, a nós manifestado através de Cristo Jesus. Você pode comemorar "sózinho" algo de bem que Deus fez em sua vida. Pode ser uma atitude de gratidão. Mas reunir-se com outros irmãos em Cristo é muito melhor e é testemunho da graça de Deus em sua vida. Alegrar-se com os irmãos é "dar a glória devida ao Senhor" (Salmo 29.2). Deus se agrada disso.

No contexto desse salmo existem dois versos que são conjugados na primeira pessoa do plural. Um deles é o verbo "render" (v.4) - "render-te-ão" e o outro é "cantar" (v.5) - "cantarão os caminhos". Os dois verbos nos levam a compreender que o povo de Deus está sendo chamado para celebrar ao Senhor. Para um "ajuntamento" na "congregação dos justos" e para rendermos graças ao Senhor e cantarmos louvores a Ele.

Esta é para você que, por causa da pandemia, abandonou definitivamente as celebrações da sua igreja. Se você quer ser obediente à Palavra de Deus, recomendo que repense o seu comportamento porque o conselho da Sagrada Escritura é que para celebrarmos as Suas bençãos precisamos nos ajuntar aos nossos irmãos de igreja também. Portanto, enquanto você pode, retorne para as reuniões da sua comunidade. Com certeza vai fazer diferença na sua vida e na sua alma.

Deus te abençoe e te ajude a tomar essa importante decisão. Amém!

Um comentário:

  1. Amém. O ajuntamento da igreja sempre resulta em benção para o indivíduo. Quem pensa o contrário não entende nada sobre a vida cristã.

    ResponderExcluir