NESTE BLOG QUEREMOS COMPARTILHAR REFLEXÕES BÍBLICAS DE MANEIRA RÁPIDA E RESUMIDA, E AUXILIAR VOCÊ NA BUSCA DE UM MAIS CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS E SUA APLICAÇÃO À VIDA, EM SEU DIA A DIA.
Pesquisar este blog - MEDITAÇÃO - PALAVRA DE DEUS
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020
"O MELHOR DOM"
"... já que estais desejosos de dons espirituais, procurai desenvolver os que servem para a edificação da igreja." (1 Cor 14.12)
Ao falar de dons o apóstolo Paulo nos dá uma orientação principal da vida cristã acerca deles, que é o amor acima de tudo. O mais importante da vida é oferecê-la para o serviço do amor cristão. Sem esse amor dom nenhum faz sentido na vida de um crente ou de uma igreja.
Em 1 Cor 14 o apóstolo destaca dois de todos os dons citados por ele antes. São eles: o dom de linguas e o dom de profecia. Paulo destaca o dom da profecia e o "enaltece", por sua importância e o seu valor no contexto da vida da igreja em um todo. O dom da profecia torna possível a proclamação da revelação sob a orientação do Espírito Santo e baseada na Palavra de Deus. A pessoa que profetiza empenha-se em um ato que tem valor espiritual para os outros crentes porque os estimula, os consola, conforta e encoraja. A profecia enriquece espiritualmente a igreja e
expressa a vontade de Deus para todos. Por causa do seu propósito final, o apóstolo Paulo considera o dom da profecia mais importante do que o dom de línguas. A respeito do dom de línguas ele menciona que é uma experiência de "enunciação extática ininteligivel" para a igreja, porque é algo pessoal - "o que fala em línguas edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja." (14.4). E se não houver intérprete, ninguem fica sabendo o que o outro disse. Quem fala em línguas dirige-se a Deus em uma experiência pessoal e individual, que só Deus pode entender. O falar em línguas produz alimento, nutrição e devoção pessoal, além de promover uma experiência excepcionalmente emocional, mas com a exclusão da mente, no que diz respeito ao coletivo. Paulo não proíbe o dom de línguas, mas recomenda que os que desejam dons espirituais devem buscar aqueles que edifiquem a igreja do Senhor Jesus, o que não é, exatamente, o caso do dom de línguas. Bem. Seja qual fôr o seu dom seja feliz com ele, mas lembre-se que Deus quer que você tenha dons que edifiquem a igreja dEle. A propósito: você tem dons? quais são? como você os usa?
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020
"O CAMINHO DO AMOR"
"Portanto, agora permanecem estes três: a fé, a esperança e o amor. Mas o maior deles é o amor." (1 Cor 13.13)
Neste capítulo o apóstolo Paulo nos dá uma bela lição a respeito do verdadeiro amor e as suas perspectivas. Em primeira mão ele ensina que todas as coisas precisam ser feitas com amor. Se não tivermos amor no "fazer as coisas" faremos muito barulho, mas vamos ficar apenas nisso. Há muitos à nossa volta que agem assim. Gostam de fazer muitas coisas boas, mas tocam trombetas, sinos, e tudo para se auto-promoverem. Isso é como ser o sino que tine. Isso não representa necessáriamente amor, na essência da palavra. O amor é paciente, é do bem; não é invejoso, não é esnobe; não se impõe sobre os outros, não é indecente; não é egoísta; não se enfurece e nem guarda ressentimento; não se alegra com a injustiça, mas fica feliz com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Responda a essa pergunta: quantas dessas coisas você cultiva em sua vida diáriamente? Todas? 50%? Quase nenhuma delas? Seja qual fôr a sua resposta, aqui cabe uma reflexão: nenhum de nós já conseguiu atingir 100% dessa proposta do apóstolo Paulo a respeito do amor. Esse amor é "ágape" - palavra grega para "amor perfeito". Esse amor se refere ao de Jesus. Ele se deu na cruz por nossa causa e a única coisa que nos pediu foi que acreditássemos nele. O apóstolo Paulo comenta ainda que agora conhecemos em parte, mas depois conheceremos totalmente. A essência desse amor é alcançada através da vivência constante dos ensinos de Jesus. É preciso uma vida intensamente apegada a Jesus para que possamos conhecer esse amor "ágape". Que o Senhor nos dê forças e condições para conhecermos esse amor profundamente e o vivermos intensamente.
Assinar:
Postagens (Atom)