Pesquisar este blog - MEDITAÇÃO - PALAVRA DE DEUS

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

"AQUIETAI-VOS"

 "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus..." (Sal 46.1a)

Este salmo começa com uma orientação direta: "Aquietai-vos." Somos encorajados a ficar em silêncio na presença de Deus. Porquê? Na verdade, Deus conhece os nossos pensamentos. Significa que antes de abrirmos a boca para falarmos algo Ele já determinou o que vai acontecer conosco. Nesse mesmo capítulo o salmista diz que "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia." (v.1).

Diante de alguém que representa tanto e faz tantas coisas para nós, o que nos resta a fazer é nos aquietarmos. Não precisamos temer porque "o Senhor dos Exércitos está conosco..." (v.7). Aleluia!

Quando pensamos mais profundamente na expressão "aquietai-vos" nos vem a mente algumas idéias:

a) não preciso me preocupar com a minha vida porque Deus sustenta a minha existência;

b) preciso reconhecer o poder e a soberania de Deus sobre todas as coisas;

c) Deus me pretege e me socorre no tempo da angústia.

Diante dessa realidade somos encorajados a louvar e adorar a Deus: "Cantai louvores a Deus, cantai louvores; cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores." (Sal 47.6)

Então podemos nos acalmar diante da fúria das coisas que se precipitam contra nós e confiarmos inteiramente em Deus.

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

"ALMA VAZIA"

 "...minha alma anseia por Ti, ó Deus!" (Sal 42.1b)

Um romancista russo chamado Fiodor Dostoiévski fez a seguinte declaração: "Existe no homem um vazio do tamanho de Deus." Da mesma maneira, milhares de anos antes dele, o  salmista se refere a esse vazio ao escrever o Salmo 42. O ser humano tem uma necessidade enorme de relacionar-se com alguém ou algo que lhe seja infinitamente superior. A alma que não vive esta experiência sente-se abatida e perturbada. Ela precisa depositar a sua esperança em algo superior e ou sobrenatural, e ter certeza de que terá salvação e proteção. Ter convicção de que suas preces serão ouvidas e atendidas.

Nossa alma tem sede, anseio de Deus, tanto do ponto de vista físico quanto espiritual porque somos dependentes dele para toda a vida e as necessidades inerentes ao mistério sobrenatural da existência humana. A presença de Deus nos dá a certeza da benção e da graça, concedidas por Ele, e garantem o milagre da própria vida em toda a sua extensão e intensidade. Se tem algo que não conseguimos fazer sem Deus é viver. Bem ou mal, querendo ou não, o ser humano depende de Deus para a realidade da vida.

Quando não se tem essa convicção a vida se torna vazia, confusa, sem direção e insegura. Alguém que não permite que Deus tome conta de sua vida permanece mergulhado num vazio de coração e sem caminho certo em suas expectativas futuras, principalmente no campo espiritual.

Talvez você tenha esse vazio em sua alma, mas ainda não se deu conta disso e do motivo real que o leva a ficar assim. Quem sabe seja porque você não admite  Deus cuidando de você e de sua vida? Deixe Deus entrar em seu coração. Faça uma oração entregando a sua vida a Ele, pedindo que entre em seu coração e na sua vida. Certamente você experimentará uma mudança radical e não sentirá mais esse vazio em seu coração.

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

"DEUS OPERA MARAVILHAS!"

"Senhor, Deus meu, muitas são as maravilhas que tens operado..." (Sal 40.5)

Quando olhamos para nossa história e vemos todas as experiências já vividas ao longo das nossas vidas, somos levados a glorificar a Deus porque isto só foi possível devido às maravilhas que Ele opera. Deus nos ama, ouve o nosso clamor, firma os nossos passos, nos livra do atolamento do pecado e da destruição por ele provocada. Esse livramento que Deus nos dá é suficiente para cantarmos "um cântico novo, um hino ao nosso Deus."

Também somos invadidos pelo desejo de anunciar os propósitos e os sinais maravilhosos do Senhor, mas são tantos que não conseguimos enumerar e até mesmo lembrar de tudo o que o Senhor fez. São tantos que não conseguimos enumerar e até mesmo lembrar de tudo o que o Senhor tem feito por nós. A maior felicidade que uma pessoa pode ter é colocar toda a sua confiança em Deus e esperar nele com paciência, porque Ele cuida de nós. É nosso libertador, a nossa salvação. 

Somos encorajados a nos regozijarmos e nos alegrarmos no Senhor porque Ele tem feito maravilhas por nós, em meio à provação e às lutas que estão à nossa volta, e, por isso mesmo, quero encorajar você a parar um pouco e dar uma olhada na história de sua vida e identificar as muitas vezes que Deus operou de forma sobrenatural para te abençoar, os muitos livramentos que Ele te deu, e as vezes em que ouviu o seu clamor. Todas essas bençãos precisam ser compartilhadas o tempo todo, com todos e em todos os lugares.

Você tem feito isso?