Pesquisar este blog - MEDITAÇÃO - PALAVRA DE DEUS

sábado, 22 de maio de 2021

NÂO ESQUEÇA NADA

 "Ó minha alma, bendize ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios." (Sal 103.2)

Você consegue lembrar-se de todos os benefícios que Deus já fez em sua vida até agora e anotá-los em algumas folhas de papel? Eu imagino que é algo, no mínimo, muito difícil! O salmista apela à sua própria alma para que ela não se esqueça de nada daquilo que o Senhor fez por ele. Mas cá entre nós, é possível lembrar-se de tudo?

Neste salmo Davi enumera algumas coisas muito importantes que ele viu Deus fazer em sua vida e que têm a ver com a nossa vida também. Deus perdoa as nossas iniquidades, sara todas as nossas enfermidades, nos livra da morte, nos enche do Seu amor e da Sua misericórdia, nos supre de todo o bem, nos renova a alma, nos defende contra as injustiças e não nos acusa ou nos retribui segundo nossos erros. "Pois seu amor para com os que o temem é grande..." (v.11a). Ele se compadece de nós e sabe de todas as nossas fraquezas. Ele nos trata como filhos, se somos tementes a Ele.

A palavra "bendize" aparece neste salmo cinco vezes. Podemos afirmar que a ênfase aqui é "falar bem de Deus", contar o quanto Ele é bondoso para conosco e cuida de nós com grande amor e graça. Neste salmo somos encorajados a lembrar sempre de tudo quanto o Senhor tem feito por nós e glorificar Seu santo Nome, durante todo o tempo de nossa vida, por "todos os benefícios" que Ele nos tem feito. Por mais que o louvemos ainda será pouco diante de tudo o que Ele nos faz. Você tem glorificado ao Senhor por tudo o que Ele tem feito em sua vida?

segunda-feira, 17 de maio de 2021

DEUS ESTÁ VENDO"

 "Pois o Senhor não rejeitará seu povo, nem desamparará sua herança." (Sal 94.14)

O salmista inicia este salmo fazendo um apêlo à justiça divina. Ele atribui a Deus dois títulos: vingador e juiz - e pede que Ele faça acontecer a Sua justiça sobre os soberbos. Também menciona a arrogância dos ímpios, dos insensatos, fala da aflição e da morte e avisa que Deus está vendo as impiedades praticadas e no tempo devido executará Sua justiça sobre esses ímpios (v.23). Nesse salmo aprendemos algumas lições muito importantes para nossa vida: (a) Deus ensina a Sua lei ao Seu povo e o exorta a temê-lo e obedecer à Sua lei. Essa exortação é motivo de felicidade porque ela traz descanso, proteção e amparo em meio às dificuldades da vida; (b) Deus é o nosso auxílio e o Seu cuidado por nós se multiplica e nos consola e alegra nossa alma quando temos que enfrentar as adversidades que vêm sobre nós; (c) Ele é o nosso refúgio e a nossa rocha quando enfrentamos as tribulações, as injustiças e os tropêços da vida. 

Todo esse cuidado por nós é porque Deus conhece nossos pensamentos e nos sustenta com o Seu grande amor. Ele não nos rejeita, nem nos desampara porque somos o Seu povo: "Portanto ouvi! Vós, meu rebanho querido, ovelhas da minha pastagem; sois o meu povo, e Eu Sou o seu Deus. Assim diz o senhor." (Ez 34.31). Em meio à injustiça, à aflição, às perseguições e opressões, não precisamos ficar com medo porque o Senhor sempre nos socorre. Ele é o nosso Juiz supremo e toma as nossas causas em Suas mãos para julgar segundo a vontade e os pensamentos DEle. Entrega aquela sua causa nas mãos do Senhor. Descansa no Senhor e espera nEle, porque Ele não te rejeita e nem te desampara! Aleluia!