NESTE BLOG QUEREMOS COMPARTILHAR REFLEXÕES BÍBLICAS DE MANEIRA RÁPIDA E RESUMIDA, E AUXILIAR VOCÊ NA BUSCA DE UM MAIS CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS E SUA APLICAÇÃO À VIDA, EM SEU DIA A DIA.
Pesquisar este blog - MEDITAÇÃO - PALAVRA DE DEUS
sábado, 22 de fevereiro de 2020
JUGO DESIGUAL
"Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis..."(2 Cor 6.14a)
Um cristão pode fazer algum tipo de parceria com quem rejeita a Cristo e a Deus? A resposta do apóstolo Paulo é um redondo "NÂO".
Ao lermos o capítulo seis de 2 Corintios entendemos porque Paulo dá essa resposta por causa das três afirmativas diretas que ele faz:
A primeira é: "Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que nosso ministério não seja censurado." (v.3);
A segunda é: "Não se tornem parceiros dos que rejeitam a Deus. Nâo pode haver parceria entre a justiça e a injustiça, nem comunhão entre as trevas e a luz." (v.14);
A terceira: "Portanto, saiam do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; não toquem em nenhuma coisa imunda. Quero vocês para mim. Serei um pai para vocês e vocês serão meus filhos." (vv.17 e 18).
Como crentes em Cristo, o nosso maior desafio é fazer a diferença onde estivermos. Nosso comportamento deve ser diferente. Se meus colegas de trabalho me chamam para falar mal do patrão, como servo de Cristo, devo encorajá-los a não fazer isso e, abençoá-lo, porque é ele (o patrão) que, mal ou bem, paga o meu salário. Vamos orar por ele para que Deus lhe prospere e ele possa pagar melhores salários. Algum amigo me chama para um procedimento ilegal contra o fisco, talvez sonegando imposto, emitindo nossas frias ou algo assim, mas eu vou dizer não, porque eu não aceito a desonestidade e a desobediência à lei dos homens pelo fato de querer ser obediente a Deus. Se alguém me chamar para praticar algo de imoral, indecente ou prejudicial ao meu próximo eu vou dizer "NÃO", porque não quero e nem posso provocar escândalo ao evangelho, ao nome de Cristo Jesus e à minha igreja. Não quero servir às trevas. Quero servir a Cristo, com a minha vida e caminhar para a santificação. Toda vez que praticamos alguma coisa contrária ao que nos ensina a Palavra de Deus nos deixamos prender a um jugo desigual por causa da aliança que é feita com o mundo.
Diga não as coisas do mundo que levam ao pecado, à impiedade, à imoralidade. Sem medo. Porque você tem um Pai, dono do ouro e da prata e que nunca, jamais, deixará de cuidar de você.
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020
EMBAIXADORES DE CRISTO
"Somos embaixadores de Cristo. Deus nos está usando para falar a vocês. Nós lhes imploramos, como se o próprio Cristo estivesse suplicando a vocês: Aceitem o amor que ele lhes oferece - reconciliem-se com Deus." (2 Cor 5.20)
Comecemos por definir "embaixador" - representante de um país em outro país. Um embaixador é "aquele que representa o seu rei na côrte de outro."
O apóstolo Paulo se declara "embaixador", um autêntico representante de Jesus Cristo, diante dos coríntios e de todos os outros que o conheciam e o acompanhavam. Sua missão era levar todos a se "reconciliarem com Deus". Ele prega que Deus estava em Cristo, sem levar em conta as transgressões da humanidade e chamando a todos para se reconciliarem com Ele (Deus) através de Cristo Jesus. Aquele que não tinha pecado, se fez pecado, para que através dele e do seu sacrificio na cruz todos nós tivéssemos, pela fé, perdão para todos os nossos pecados e nos tornássemos novas criaturas - "Aquele que está em Cristo é nova criatura. AS coisas velhas já passaram. Eis que tudo se fez novo." (2 Cor 5.17). E Paulo diz ainda que é o amor de Cristo que o motiva a pregar essa reconciliação do pecador - "Pois o que nos motiva é o amor de Cristo..."(2 Cor 5.14). O ensino do apóstolo Paulo nos desafia a refletir sobre nossa vida como cristãos:
(a) Será que temos sido representantes (embaixadores) autênticos do Senhor Jesus e temos pregado a reconciliação com Deus aos que estão perto de nós;
(b) Será que como "novas criaturas" deixamos tudo o que é da velha criatura mesmo ou ainda temos cultivado coisas da velha criatura em nós?
(c) Nossa principal motivação para o ministério da reconciliação com Deus tem sido o amor de Cristo?
Estas perguntas são uma ótima oportunidade para nos auto-avaliarmos e vermos até onde temos vivido uma vida nova, como novas criaturas e segundo a vontade de Deus. Tente responder essas perguntas e onde tiver que fazer mudanças, faça. Seja um autêntico embaixador de Cristo.
terça-feira, 18 de fevereiro de 2020
"VASOS DE BARRO"
"Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que o poder extraordinário seja de Deus e não nosso." (2 Cor 4.7)
O ministério do apóstolo Paulo se concentra em Cristo, como aliás acontece com todo o Novo Testamento, e o seu testemunho a esse respeito é forte e definitivo. Ele deixa claro que proclama públicamente a Palavra de Deus como verdade absoluta e jamais a distorceu para se auto-promover. Ele diz: "Não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor..."
Seu principal objetivo é a proclamação do nome e da glória do Senhor Jesus. Ele faz questão de mencionar também os seus sofrimentos e as marcas que tinha em seu corpo por causa do evangelho. Ele estava disposto até mesmo a morrer pelo evangelho e também convicto de que as tribulações sofridas por causa de CRisto produziam "glória incomparável, de valor eterno" (v.17). Seu maior interesse era ver a glória de Deus sendo manifesta através de Cristo em sua vida.
O testemunho do apóstolo Paulo nos desafia a olharmos para nós e nos perguntarmos: será que estamos vivendo uma vida cristã tão verdadeira a ponto de manifestarmos a verdade do evangelho e a glória do Senhor Jesus Cristo? Estamos dispostos a abrir mão de nós mesmos e, se necessário fôr sofrermos dissabores e tribulações em nome do evangelho e de nosso Senhor Jesus Cristo? Nosso modo de viver a vida que chamamos de "cristã" reflete o poder extraordinário de Deus ou usamos o evangelho para nossa própria glória, fama e enriquecimento pessoal?
Finalmente, lembremo-nos que o ministério que Deus nos deu foi por causa da misericórdia. Ele deseja que reconheçamos que somos "vasos de barro" escolhidos por Ele para manifestarmos o seu "poder extraordinário" através de nossas vidas. Amém!!
Assinar:
Postagens (Atom)