Pesquisar este blog - MEDITAÇÃO - PALAVRA DE DEUS

sábado, 11 de abril de 2020

"CUIDADO COM O ENGANO"

"Tende cuidado para que ninguém vos tome por presa, através de filosofias e sutilezas vazias..."(Col 2.8a) Tudo indica que o apóstolo Paulo aproveitou a carta que escreveu aos colossenses também para exortá-los a resistirem a algum tipo de falsa doutrina que andava cerceando os cristãos e desautorizando aquilo que ele - Paulo - havia pregado àquela igreja. Parece que havia um movimento filosófico-religioso ganhando terreno entre os crentes, apelando para o orgulho e para o intelecto, além de encorajar a adotar práticas judaizantes legalistas e costumes pagãos mesclados entre si. Em outras palavras. Um sincretismo religioso estava sendo pregado em Colossos e isso estava começando a perturbar os cristãos colossenses. Nada diferente do que temos hoje. Há muitos à nossa volta pregando "intelectualismo e racionalismo cristão". Apregoando filosofias e curandeirismo cristão. E outros ensinos contraditórios com o ensino bíblico. Basta dar um "passeio" pela internet e você verá. Gente que se utiliza de "palavras mansas" de auto-ajuda gospel, "coach" espiritual, prosperidade financeira como essencial para provar que tem fé, mas relativizando a Palavra de Deus e o ministério de Jesus Cristo, além de minimizar Seu Poder e sua Obra de salvação. Com isso estão enganando a muitos. Mas o apóstolo Paulo nos aconselha a termos cuidados e ficarmos alertas contra esses falsos ensinos que "têm aparência de sabedoria em falsa devoção, falsa humildade... e, acrescento... "falsa espiritualidade" (veja o v.7a). As novidades sempre vão aparecer, travestidas de "evangelho", mas precisam ser questionadas por mim e por você. Não aceite nada que não passe pelo "crivo" da verdade bíblica. Elas têm base bíblica comprovadamente confiável? Têm fundamentação teológica comprovada pela fé cristã e as práticas biblicas adotadas pelo cristianismo verdadeiro? Se houver comprovação biblica e testemunho histórico autêntico podem ser tidas como verdade. Lembre-se do que Cristo disse: "Passarão os céus e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão." (Mt 24.35)

sexta-feira, 10 de abril de 2020

"#IGREJADOAMOR"

"...ouvimos falar da vossa fé e do amor que tendes por todos os santos." (Col 1.4) Os colossenses estão entre as poucas igrejas elogiadas pelo apóstolo Paulo. Ao que parece essa é uma igreja que trouxe muitas alegrias para ele. Uma igreja que ficou conhecida por sua fé em Cristo e seu amor manifestado aos "santos" (outros irmãos em Cristo). Que praticava "boas obras" e crescia no conhecimento de Deus e da sua vontade, além de buscar sabedoria e entendimento acerca das coisas do Senhor. Uma igreja perseverante, paciente e alegre. Motivo de alegria e gratidão a Deus da parte do apóstolo Paulo. Ele estava muito feliz com a igreja dos colossenses, mas mesmo assim os aconselha a serem perseverantes na fé e ora por eles. É possível uma igreja assim nos dias de hoje? Sim. Claro! Você pode ser essa igreja. Seja firme em sua fé. Ame seus irmãos com o amor dado pelo Espírito Santo e com todo o coração. Busque conhecer cada vez mais as coisas de Deus. Não deixe de ajudar aos que necessitam de ajuda à sua volta, porque essa atitude é um sinal visível do seu amor a Deus e ao próximo. Busque a sabedoria espiritual e o entendimento das coisas de Deus, no exame da Sagrada Escritura. Seja perseverante na comunhão com os "santos". Isso também é demonstração de amor e traz alegria, felicidade e amor para o seio da igreja. É disso que estamos precisando nos dias de hoje.

terça-feira, 7 de abril de 2020

"NÃO ANDEIS ANSIOSOS"

"Não andeis ansiosos por coisa alguma..." (Fp 4.6). A ansiedade é um dos males que mais afeta as pessoas e nos tempos atuais tem levado muitos aos consultórios neurológicos e psiquiátricos. Ela pode se tornar numa doença psicológica profunda e perigosa a ponto de prejudicar toda a estrutura física, emocional e neurológica de uma pessoa, levando-a ao desequilíbrio do sistema nervoso central, das imunidades e provocar até mesmo a depressão. O problema é que a maioria de nós convive, de alguma maneira, com a ansiedade. A diferença está em como cada pessoa lida com a ansiedade que desenvolve. O modo como se trata a ansiedade que está em nós é que vai determinar a intensidade e as ameaças que ela pode nos trazer. Por isso mesmo o apóstolo Paulo nos aconselha a lutarmos contra a ansiedade, usando o mais poderoso de todos os remédios - a oração e súplica, com ações de graças. Você pode até usar outros remédios receitados por médicos, mas o que Paulo nos ensina é mais importante do que tudo. Ele aprendeu com Cristo Jesus, que disse: "Não fiquem ansiosos quanto a vossa vida, o que comer, beber ou vestir porque a vossa vida é maior do que o mantimento e o vosso corpo maior do que a vestimenta." (Mt 6.25). O apóstolo afirma que aquele que busca a Deus através da oração e das súplicas (pedir algo a Deus), acima de tudo, com gratidão e alegria pela vida que tem, é visitado pela "paz de Deus", que vai além da nossa compreensão. Talvez você, que está lendo essa reflexão agora, esteja assolado(a) pela ansiedade. Preocupado(a) com o COVID-19 e o que vai acontecer depois. Pode ser que esteja até mesmo tendo dificuldades para dormir, por causa da ansiedade. Não faça assim, por favor. Proponha-se a conversar com Deus. Só você e Ele. Fale sobre o que há no seu coração. Agora mesmo! Tenha certeza de uma coisa. Se você fizer isso, a paz de Deus tomará conta do seu coração e da sua alma e será um passo decisivo para vencer essa ansiedade. Que Deus te abençoe e te ajude!!