NESTE BLOG QUEREMOS COMPARTILHAR REFLEXÕES BÍBLICAS DE MANEIRA RÁPIDA E RESUMIDA, E AUXILIAR VOCÊ NA BUSCA DE UM MAIS CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS E SUA APLICAÇÃO À VIDA, EM SEU DIA A DIA.
Pesquisar este blog - MEDITAÇÃO - PALAVRA DE DEUS
sábado, 7 de março de 2020
"EVANGELHO FAKE"
"Aquele que nos perseguia agora prega a fé que antes tentava destruir." (Gál 1.23b)
Declaração maravilhosa feita pelos crentes da Judéia, a respeito do apóstolo Paulo. Ele faz essa citação dentro de um contexto de exortação aos gálatas, de novo, como foi com os coríntios, para alertá-los contra os "falsos apóstolos" e para defender seu ministério, a igreja e a sua autoridade apóstolica. Também se declara chamado desde o ventre da sua mãe e deixa claro que o evangelho por ele anunciado foi recebido "por uma revelação de Jesus Cristo" (vv.12 e 15). Veio direto da fonte. Paulo está defendendo o evangelho pregado por ele aos gálatas porque eles estão se deixando levar pelos "falsos mestres" que andavam entre as igrejas da Galácia, perturbando os crentes com um "falso evangelho", envolvido em rituais e obras ligadas à Lei de Moisés, como por exemplo, a circuncisão, como uma espécie de "complemento" à obra de salvação de Cristo Jesus, para nossas vidas. Era assim: você aceitou a Jesus Cristo, mas também tem que passar pela circuncisão para garantir que o processo de salvação se completou. O apóstolo Paulo esclarece que o evangelho de Cristo é o evangelho da graça livre, e que é pela fé somente. Como ele mesmo diz: "Não vem das obras para que ninguém se glorie..." (Ef 2.9). Como diz John Stott: "A salvação é só pela graça, só pela fé, sem mistura alguma de obras ou méritos humanos. Ela é totalmente devida à vocação graciosa de Deus, e não a qualquer boa obra da nossa parte." (p.23; A Mensagem de Gálatas).
Se colocarmos algo mais no evangelho de Cristo, como "suplemento" à obra da salvação feita por Cristo Jesus em nós, corrompemos o evangelho, destruimos o caminho da salvação e levamos muitas almas à ruína espiritual. Só existe um evangelho! O evangelho da graça! Ensinado por Cristo e seus apóstolos! O evangelho do Novo Testamento! Tenha cuidado com o que você vê e ouve. Existe muita falácia religiosa por aí, se chamando de evangelho, mas praticando coisas contrárias aos ensinos de Jesus Cristo. Não se deixe enredar por isso. O verdadeiro evangelho está nos ensinos de Jesus Cristo e seus apóstolos. E a fonte é a Palavra de Deus, o Novo Testamento.
quinta-feira, 5 de março de 2020
"BUSCANDO APERFEIÇOAMENTO"
"Oramos pelo vosso aperfeiçoamento." (2 Cor 13.9b)
A frase acima tem uma palavra chave que resume tudo o que o apóstolo Paulo escreveu aos coríntios em um só pensamento: o aperfeiçoamento da igreja. A seguir ele dá tres conselhos que nos ajudam a compreender a essência desse aperfeiçoamento:
(a) o auto-exame (v.5). Precisamos sempre nos examinar a nós mesmos, nosso coração, nossa mente, nossas atitudes para ver se estamos andando segundo aquilo que requer a fé que professamos e o nosso compromisso pessoal com Cristo Jesus, com o evangelho e com a igreja;
(b) o reconhecimento do poder da verdade (v.8). A verdade se encontra na essência do evangelho de Cristo e na autenticidade da vida cristã. O apóstolo Paulo sempre defendeu essa transparência. Somos exortados por ele e por toda a Palavra de Deus, a vivermos em "verdade" para com o Senhor, para com o próximo e para com a Igreja, porque a verdade é "libertadora" - "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (João 8.32). Além disso a verdade é autenticadora do caráter moral de cada individuo;
(c) Maturidade, ânimo, unidade e paz (v.11). Para o apóstolo Paulo a maturidade é um dos principais alvos que o cristão devem buscar. Quando todos os crentes dentro de uma igreja tomam consciência dessa necessidade, essa se torna mais dinâmica, mais unida, mais forte e vive em paz. No entanto é necessário lembrar que isso é responsabilidade pessoal e começa justamente no auto-exame para avaliar se estamos firmes na fé. A clássica pergunta: meu caminhar está dentro daquilo que Cristo tem ensinado?
A exortação de Paulo, se aplica diretamente ao nosso tempo também. Precisamos fazer, sempre, um auto-exame para ver se estamos caminhando na busca da verdade, da maturidade e de fazer a vontade de Deus, com uma autêntica vida cristã. Atitude assim fará com que a igreja do Senhor Jesus Cristo viva em paz e se fortaleça a cada dia, porque, então, seremos fortes.
"E o Deus de amor e paz estará convosco." (2 Cor 13.11b)
terça-feira, 3 de março de 2020
"SOFRENDO PELO EVANGELHO"
"Eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelas eu passo por causa de Cristo..."
(2 Cor 12.10a)
Às vezes enfrentamos problemas dentro da igreja que nos dão a imprensão de que estamos sendo perseguidos e isso nos leva a ter vontade de desistir de tudo não é mesmo? Incompreensão, censuras, críticas, conflitos de relacionamento, comparações pessoais, má vontade alheia, insubordinação e outros. Quem está envolvido com liderança, particularmente, sofre ainda mais com todas essas coisas.
Este parece ter sido o problema do apóstolo Paulo dentro da igreja dos corintios. Tinha gente fazendo campanha contra ele. Querendo jogar os crentes da igreja contra ele. Querendo desmerecer a autoridade apostólica dele diante da igreja e desmoralizar a pessoa dele e levando os crentes a duvidar dele e do seu chamado apostólico. Gente que se intitulava como "apóstolos" também e que circulava entre as igrejas, apresentando um "falso evangelho" e um "Cristo gnóstico" falso e diferente daquele que era pregado pelo apóstolo Paulo. Eles eram emissários de satanás. Isso fez o apóstolo sofrer muito e ele teve que partir para o ataque para defender sua pessoa, seu ministério e a igreja também. Paulo faz isso mencionando seus sofrimentos por causa do evangelho de Cristo e por causa da igreja, e sua missão de pregador aos "gentios", não-judeus. Seu principal objetivo entretanto é a defesa do verdadeiro evangelho e da igreja de Cristo Jesus, que ele queria apresentar sem mácula, diante do noivo, o próprio Cristo. Ele não se importa com o que dizem a seu respeito, mas quer que os corintios se lembrem do verdadeiro evangelho, do verdadeiro Cristo, pregados pelo "verdadeiro apóstolo", a saber, ele, o apóstolo Paulo. Qualquer coisa diferente do pregado por ele é heresia e falsa doutrina. Paulo se orgulha dos seus sofrimentos por causa do evangelho e os menciona para os crentes, a fim de autenticar sua vocação, seu chamado apostólico. A atitude de Paulo, mencionada no capítulo 11 nos ensina que todo o sofrimento que vier sobre nós por causa do evangelho de Cristo e a sua igreja deve ser motivo de "orgulho" (alegria) para nós. Se vida são salva, almas são redimidas, famílias restauradas e a igreja é edificada e protegida dos ataques de satanás, através do ministério que Ele - Deus - nos deu, então vale a pena o sofrimento. Nossa principal recompensa é eterna, e está no Céu.
"Quando perco a minha força, então tenho a força de Cristo em mim." (2 Cor 12.10b)
Assinar:
Postagens (Atom)