Pesquisar este blog - MEDITAÇÃO - PALAVRA DE DEUS

sábado, 11 de janeiro de 2020

"A FÉ VEM PELO OUVIR..."

"Portanto, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo." (Rm 10.17) Chegamos num ponto da carta aos Romanos onde parece que o apóstolo Paulo está se queixando do povo de Israel (é bom lembrar que Paulo era judeu de sangue com cidadania romana). Nos capítulo 9 e 10 ele fala do fato de que Jesus também nasceu israelita, viveu no meio do povo , pregou para eles, ensinou sobre o amor, a graça e o desejo de Deus - seu Pai, para eles e mesmo assim foi rejeitado. Não foi aceito como Filho de Deus e muito menos como salvador e Messias pelo seu próprio povo, exceto por seus discipulos. Os israelitas escolheram viver debaixo da lei, confiando em sua justiça própria e recusando o evangelho da graça do Senhor Jesus. O apóstolo Paulo parece ter profunda tristeza por ver que seu povo não aceita que Cristo é o Messias profetizado por Isaías. Eles ouviram e até viram Jesus, mas não creram em sua mensagem e o levaram para cruz achando que estavam fazendo isso por conta própria para, proteger sua religião, mas estavam cumprindo, sem saber, os designios de Deus para a salvação pela Graça de todo aquele que crê em Cristo. Paulo desejava ver Israel salvo porque eles eram zelosos da lei e das coisas de Deus. O problema deles era a tal "justiça própria". Eles acreditavam que sem seguir a lei não há salvação. Mas o apóstolo Paulo ensina que Jesus deu fim à lei - "Pois Cristo é o fim da lei para a justificação de todo aquele que crê" (Rm 10.4). Também ensina que a fé e a confissão são suficientes para a salvação de alguém - "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Rm 10.13). Precisamos tão somente confessar Jesus como Senhor e salvador de nossa alma e crer que ele ressuscitou dentre os mortos após sua crucificação e ponto (Rm 10.9 e 10). Nosso nome estará no livro da vida. A salvação é obra de Deus, resultado da Sua graça e do seu amor para conosco. Aqui vai uma pergunta: você já entregou sua vida para Jesus Cristo? Se ainda não, aproveite esse momento, ore ao Senhor Jesus pedindo que ele entre em seu coração, declare com fé que o aceita como o seu salvador pessoal, peça perdão pelos seus pecados e lance todos eles aos pés da cruz ("...pela graça sois salvos, por meio da fé..." Ef 2.5-7).

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

"GUIADOS PELO ESPIRITO..."

"Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." (Rm 8.14) Quem vive com Cristo não enfrenta condenação. É livre! Completamente livre do poder da morte e da força do pecado porque o Espírito Santos entra em sua vida e o livra do pecado e da morte espiritual. O Espírito Santo assume o controle de sua vida. Torna-se "herdeiro de Deus e coerdeiro de Cristo..." (Rm 8.17). O apóstolo ensina que nem a Lei, conquanto seja boa, exerce domínio sobre a vida de quem está em Cristo porque tal pessoa foi alcançada pela Graça de Cristo Jesus - "Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor!" (Rm 7.25a). É maravilhoso saber que com Cristo na vida e debaixo da Graça de Deus, nem a lei, nem a carne ou qualquer outra coisa da vida comum tem condições de exercer domínio sobre nossas vidas. Somente o Espírito Santo de Deus tem domínio sobre a vida daquele que aceita a Cristo e passa a viver seus exemplos e ensinos. Nossa vida se torna totalmente espiritual a despeito de estarmos em um corpo de carne e osso. Nossa alma se torna totalmente, completamente livre do domínio do mundo e das coisas do mundo, e nos tornamos vencedores, sempre vencedores, em todas as lutas que vierem sobre nós porque o Espírito Santo nos socorre em todas elas. Ele habita nosso íntimo e nos conhece no mais profundo do nosso ser. Que benção maravilhosa. Quem vive em Cristo desfruta da Graça de Deus, que nos perdoa e justifica e nos livra do pecado e da condenação espiritual; quem vive em Cristo tem a convicção da presença do ESpírito Santo em sua vida, e que Ele capacita, encoraja e intercede por nós, nos momentos mais aflitivos de nossas vidas, nos tornando vencedores em todos os tempos da nossa vida. Aleluia!! Glória a Deus!!

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

"DECLARADOS JUSTOS À VISTA DE DEUS..."

"Portanto, agora, desde que fomos declarados justos à vista de Deus, pela fé, podemos ter paz com Ele por meio de Jesus Cristo..." (Rm 5.1) A essa altura de Romanos já podemos perceber que o apóstolo Paulo enfatiza que a "salvação é pela fé" e é resultado do amor e da graça de Deus para conosco. A fé é uma "ponte" que nos leva a desfrutar da Graça e nos torna justificados de todos os nossos pecados. Somos perdoados por Deus tão somente pelo ato de crer que Ele quer nos perdoar e faz isso a partir de Cristo Jesus. Mas Paulo cita um conflito - o poder do pecado e a graça de Deus. O pecado tenta nos afastar de Deus e usa a carne para realizar seu intento. Embora reconheçamos o amor de Deus e aceitemos sua Graça e o poder dela para nos livrar do pecado, nossa tendência é, quase sempre, permitir que a carne nos faça cultivar duvidas a esse respeito. Nosso pensamento é levado a crer que não há jeito para nós porque somos tentados todos os dias e sempre caimos em pecado, e por isso mesmo não somos merecedores do amor e da salvação. Essa atitude nos leva a duvidar da Graça e do perdão que Deus já nos deu, com Sua graça, sua bondade, sua misericordia e seu amor grandioso. O que ele deseja de nós é tão somente que creiamos nisso e recebamos essa dádiva ou presente. Se tomarmos posse dessas coisas nos tornaremos "mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus." (Rm 6.11). O pecado não terá dominio sobre nossas vidas se nos apropriamos da graça de Deus e confiarmos tão somente nela. Resumindo, o que aprendemos com Paulo, aqui em Romanos 5 e 6 é que a fé nos leva a justificação de todos os nossos pecados e nos faz viver em paz com Deus. Estaremos debaixo de Sua Graça o tempo todo, dependendo somente dele e o pecado não terá força sobre nós, porque somos visitados pelo seu Favor Divino o tempo todo. Você não precisa temer o poder e a força do pecado, se estiver saboreando a Graça de Deus e os seus resultados em sua vida.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

"JUSTIFICADO PELA FÉ"

"Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da Lei." (Rm 3.28) Um dos assuntos preferidos do apóstolo Paulo é a "Graça" de Deus. Ele defende que a salvação da nossa alma e da nossa vida é um favor de Deus e não depende de obras ou qualquer merecimento da nossa parte. Em outras palavras, somente a fidelidade de Deus, seu amor por nós e a fé que precisamos ter em Jesus Cristo como aquele que intermediou o perdão dos nossos pecados diante de Deus é que garantem a nossa salvação e justificação. Ele fala também que nenhum de nós pode dizer que é justo ou que nunca pecou - "Porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus." (Rm 3.23). Ele apresenta também o confronto entre a Lei e a fé. Confiar na "justiça própria" não abre caminho para o perdão dos pecados. Ou seja, nada que fizermos pessoalmente vai garantir perdão para nossos pecados. O único caminho é a fé no sacrifício de Cristo na cruz - "...sendo justificados gratuitamente pela sua Graça (de Deus) por meio da redenção que há em Cristo Jesus." (Rm 3.24) Devemos confiar na justiça de Deus somente e, como Deus é amor amor Ele nos justifica segundo o Seu amor e não segundo nossos "merecimentos" coisa que não temos de forma alguma. O quê aprendemos? (a) Todos somos pecadores e nenhum de nós pode dizer que é justo o suficiente para atrairmos a atenção de Deus; (b) Nada que fizermos por nossa própria conta nos justifica diante de Deus; (c) Deus nos salva, perdoa e acolhe por causa do Seu favor divino - sua Graça, manifestada através do sacrificio de Cristo na cruz; (d) O perdão e a justificação dos nossos pecados nos são dados pela fé em Cristo Jesus e o arrependimento dos pecados, independente da nossa condição humana. Graças a Deus pela Sua infinita Graça que nos alcançou e derrama sobre nós a salvação sem mérito algum de nossa parte.

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

"NÃO ME ENVERGONHO DO EVANGELHO"

"Porque não me envergonho do evangelho pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; seja judeu ou grego." (Rm 1.16) Romanos é a primeira carta que o apóstolo Paulo escreve, mencionada dentro do Novo Testamento, logo após o livro de Atos. Paulo foi chamado por Jesus de forma sobrenatural, para ser pregador do evangelho entre os não-judeus. No primeiro capitulo de sua carta aos Romanos ele dá graças a Deus pela vida e o testemunho daqueles cristãos e elogia a fé deles. A seguir, menciona três coisas muito importantes que servem de ensino para nós hoje: (1) Todo aquele que crê em Jesus Cristo e entrega sua vida a Ele recebe um apostolado - uma missão - através da graça - que é conduzir pessoas a obediência da fé. Este chamado é para todos aqueles que entregaram sua vida a Cristo; (2) Ele dá testemunho pessoal a respeito de sua disposição e do seu apêgo ao evangelho falando da sua disposição para anunciar o evangelho prontamente, em todos os lugares e que o fará sempre sem qualquer restrição porque não se envergonha do evangelho, porque este é o "poder de Deus para a salvação de todos os que crêem, independente de quem quer que seja; (3) Fala também da fé como elemento principal na vida daquele que se entregou a Cristo e que é por ela que devemos viver - "O justo viverá pela fé."(v.17). O que aprendemos? Fomos chamados por Cristo para um apostolado, sim, a missão da pregação do evangelho, e para cumprirmos esse "apostolado" precisamos do apêgo ao evangelho e não podemos nos envergonhar de sermos crentes. Também não podemos envergonhar o evangelho com nosso mal testemunho, mas precisamos viver sempre pela fé que nos foi concedida pelo Senhor Jesus.