quarta-feira, 3 de março de 2021

"TRISTEZA E AFLIÇÃO"

 "Eu, porém, estou aflito e triste..." (Sal 69.29a)

Esse é o clamor de quem está vivendo lutas e tribulações e, creio, práticamente todos nós estamos inseridos nesse contexto dos dias atuais. O rico, o pobre, o crente, o descrente, o bom e o mal, todos nós estamos diante de uma realidade ameaçadora, que podemos chamar de "adversidade da vida". De tempos em tempos enfrentamos essas coisas e isso provoca aflição e tristeza. Mas é em tempos assim que vemos o quanto precisamos dos cuidados de Deus. E a Palavra de Deus nos esclarece e nos orienta sobre o quê fazer em meio à aflição e a tristeza, através do exemplo do salmista e rei Davi.

Em primeiro lugar precisamos buscar a Deus em oração: "Eu, porém, faço a minha oração a ti em tempo aceitável, ó Senhor..." (v.13a). Na hora do sufôco o melhor a fazer é orar, clamar a Deus, invocando a sua fidelidade e grandeza, e implorando a compaixão Dele (vv.13-16), e pedindo que se apresse  em ouvir a nossa prece: "...volta-te para mim, pela tua imensa compaixão." Com esta atitude demonstramos que apesar da aflição e da tristeza, cremos que a salvação de Deus nos coloca em um alto refúgio: "Ó Deus, que tua salvação me ponha em um alto refúgio." (v.29b).

Sabe o que é melhor em tudo isso? É que, passadas a aflição e a tristeza, nossa alma agora livre e confortada, será levada a louvar ao Senhor por causa do livramento que Ele nos deu, e estará profundamente agradecida pelo Seu favor divino. E isso lhe agrada profundamente: "Louvarei o nome de Deus com um cântico, e o engrandecerei com ação de graças... porque o Senhor atende aos necessitados..."(vv. 30-33). No meio da aflição e da tristeza podemos clamar ao Senhor e Ele nos salva e nos livra, porque é fiel, compassivo e amoroso. Que benção não é mesmo? Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário