quarta-feira, 20 de maio de 2020

"IGREJA EM CASA"

"...à nossa irmã Áfia, a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em tua casa." (Filemon 1.2)
Esta é última carta escrita pelo apóstolo Paulo e que está registrada no Novo Testamento. Bastante pessoal e específica. O apóstolo pede um favor a Filemon, a quem chama de "companheiro de trabalho" e, ao mesmo recomenda a Onésimo, outro colaborador, que está "voltando para casa", depois de ter passado um tempo com Paulo. Outra coisa que se destaca nesta carta é a menção à igreja na casa de Filemon; "à igreja que está em tua casa", que é cumprimentada pelo apóstolo. Isto chama nossa atenção para o tempo que estamos vivendo. Devido ao "isolamento social" nossas igrejas estão fora do templo e sem condições de realizarmos cultos presenciais. Aqui somos confrontados com algo que embora pareça novo já era praticado pelos cristãos do primeiro século depois de Cristo. A igreja se reunindo em casas e recebendo orientação espiritual dos apóstolos através de cartas. Hoje temos a internet (uma carta eletrônica), que nos ajuda a manter os encontros da igreja. Mas a igreja continua sendo ela mesma, ainda que dentro das casas, como acontecia no tempo de Filemon. 
O ensino aqui é: há uma igreja em sua casa. E o ensino está sendo recebido por essa igreja, através das cartas eletrônicas que servos do Senhor, dirigentes das igrejas, tem enviado para o povo de Deus.
Oremos "para que o compartilhar da fé de cada um seja eficaz, pelo pleno conhecimento de que todo o bem que temos está em Cristo". Oremos para que a comunhão do povo de Deus dependa somente da fé em Cristo Jesus e, que mesmo distantes físicamente uns dos outros, continuemos a ser a igreja do Senhor Jesus Cristo, caminhando de modo perseverante, com ânimo e alegria, para a glória do Senhor nosso Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário