sexta-feira, 27 de março de 2020

"...OS DIAS SÃO MAUS"

"...aproveitando bem cada oportunidade, porque os dias são maus." (Ef 5.16) Esta declaração do apóstolo Paulo nunca foi tão atual. Estamos vivendo "dias maus", provocados pela "pandemia" do Covid-19, que ameaça a saúde, a economia, a vida e a rotina pessoal de todos nós. Todas as autoridades estão envolvidas e muitas opiniões têm sido compartilhadas, algumas muito lúcidas e outras bastante oportunas. Outras, incoerentes e inconvenientes. Cada um deseja dizer alguma coisa sobre o assunto, mas algumas opiniões são bem insensatas, convenhamos. O apóstolo Paulo recomenda que devemos aproveitar cada oportunidade que tivermos. Nestes tempos difíceis nos é dada a oportunidade de sermos "sábios" no nosso modo de agir. Temos que estar atentos ao nosso jeito de encarar essa situação - "os dias maus". Temos que demonstrar equilíbrio, calma e fé em Deus. Nosso falar e o nosso agir precisam refletir a sabedoria que Deus nos deu. Não podemos ser insensatos com muitos que usam a mídia e os sites de relacionamentos, espalhando medo, angústia e desespero. Alguns até para ficarem buscando culpados específicos para o mal que afeta a humanidade. Não é essa a nossa missão. O apóstolo Paulo nos encoraja a nos "encher do Espírito Santo" (v.18); "cantar louvores ao Senhor com salmos, hinos e cânticos espirituais" (v.19); "dar graças a Deus por tudo, em nome de Jesus Cristo" (v.20) e reconhecermos as autoridades constituídas, no temor (respeito) a Cristo (v.21). Tais atitudes revelarão sabedoria, fé, coerência, equilíbrio. É disso que o mundo precisa agora e sempre. E, como servos do Senhor, podemos ensiná-los essas coisas, com nosso testemunho, aproveitando bem cada oportunidade. Seja instrumento de Deus nesses "dias maus" e ajude àqueles que estão vivendo de maneira insensata a encontrarem sensatez em Cristo Jesus.

2 comentários: