segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

"TODAS AS COISAS ME SÃO PERMITIDAS..."

"Todas as coisas me são permitidas, mas nem todas me são proveitosas. Todas as coisas me são permitidas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas." (1 Cor 6.12) Esse verso está práticamente no meio do capitulo seis e parece fazer uma ligação entre o assunto do capítulo cinco com e seis. Na essência do verso é possível a qualquer pessoa fazer o quiser, mas é preciso que haja coerência, bom senso e equilibrio, e a certeza de que está em condições de pagar o preço pela escolha feita. Nesses dois capitulos o apóstolo Paulo dá uma "bruta bronca" nos irmãos corintios por causa da imoralidade e das brigas que ele sabe existir entre eles, dentro da igreja. De um lado alguém que está "fazendo sexo" com a própria madrasta e do outro, gente brigando nos tribunais de Roma por causa de negócios mau feitos entre eles e expondo à vergonha o Evangelho de Jesus Cristo. Que coisa feia! O apóstolo vê dentro da igreja, gente orgulhosa, infiel, imoral e conivente com o pecado. Ele exorta a entregar o devasso sexual a satanás para que a carne dele seja consumida. Vai perder a comunhão com a igreja porque pecou contra o próprio pai e a igreja de Cristo (1 Cor 5.5). Os brigões e litigiosos são exortados a pensarem em quem são eles - "...quem se une ao Senhor é um espírito com Ele."(1 Cor 6.17); "...fostes lavados e justificados..."(1 Cor 6.11); "...ou não sabeis que o vosso corpo é morada do Espírito Santo que Deus lhes deu?" (1 Cor 6.19); "...por isso glorificai a Deus no vosso coração." (1 Cor 6.20b). Não é preciso dizer que aquele que se diz cristão precisa entender seus compromissos morais diante da vida não é mesmo? A vida cristã tem que ser condizente com o chamado de Deus para cada um de nós. Ele nos chamou para a pacificação, para a pureza e a santidade. Algumas perguntinhas para refletir: (a) Nossa vida cristã tem sido condizente com o ensino da Palavra de Deus e o chamado dele para cada um de nós? (b) Como igreja qual tem sido nossa atitude diante dos pecados sexuais e dos conflitos que muitas vezes tomam rumos indesejáveis no contexto de nossas comunidades. Uma coisa é certa: não podemos e nem devemos tolerar o pecado em nossas vidas e na vida da igreja porque isso não convém e nem é proveitoso. Deus nos ajude!!

3 comentários:

  1. Nem tudo que parece licito é bom ou traz proveito. Cuidado com suas escolhas. Elas podem arruinar com sua vida. Pense bem antes de decidir.

    ResponderExcluir
  2. Muito proveitoso o texto para a nossa reflexão. Deus te abençoe pastor. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Alegra nosso coração saber que, de alguma maneira estamos abençoando aqueles que têm nos acompanhado. É esse o nosso principal propósito. Aproveito para lhe dizer que também tenho sido edificado com a releitura das cartas do apóstolo Paulo.

      Excluir