quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

""NÃO SOU LIVRE?"

"Mas cuidado para que essa liberdade não se torne em motivo de tropeço para os fracos." (1 Cor 8.9). Jesus declarou: "Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." (João 8.36). O Senhor Jesus nos libertou do pecado e do poder do pecado, e não para pecarmos deliberadamente. Existe um ditado antigo e muito usado pelas pessoas que diz: "Liberdade sem responsabilidade é libertinagem". Parece que é isto que o apóstolo Paulo quer ensinar nas coisas que escreve nos capítulos 8 a 11. Ele fala de liberdade mas recomenda cuidado para que o uso dessa liberdade não provoque escândalo na vida do próximo, do irmão em Cristo mais fraco ou inexperiente na fé. Liberdade mal usada pode ser pecado contra nossa consciência e a consciência do irmão. O apóstolo apela para os usos e costumes para ilustrar o assunto - a comida. Se aquilo que eu gosto de comer, a maneira como me comporto quando estou comendo ou com quem costumo comer provoca escândalo em quem está perto de mim, anda comigo e me observa, então é melhor eu evitar isso para que não seja eu o que vai provocar tropeço na fé do irmão em Cristo (8.11-13). Conclui-se que somos livres, mas nossa liberdade termina onde começa a do outro. Temos liberdade para fazer qualquer coisa desde que não cause prejuízo ao próximo, ferindo a sua fé e a sua consciência. É bom lembrar a declaração do apóstolo Paulo quando diz: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas são edificantes." (1 Cor 10.23). A maneira como você usa a sua "liberdade" é responsável, respeitável, coerente e abençoadora? Os que estão à sua volta te admiram pela forma como você usa toda a liberdade que diz ter? Amém! Você está glorificando o nome do Senhor. Mas se não fôr assim aqui vai um alerta: não transforme sua liberdade e motivo de tropêço e escândalo na vida dos que estão à sua volta. É pecado contra o próximo, contra a igreja e contra Cristo Jesus! Para terminar sugiro que leia 1 Cor 10.31 e reflita em oração. "Senhor. Me ajude, para que eu possa usar bem a liberdade que o Senhor me deu através de Jesus Cristo. Obrigado por essa liberdade!

Um comentário:

  1. Paz e Graça. Quero agradecer a todos os que têm acompanhado nosso blog. Os do Brasil, dos USA, os de Portugal e os de Romênia. Deus abençoe todos. Espero que nossas reflexões sejam benção na vida de todos.

    ResponderExcluir