quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

"JUSTIFICADO PELA FÉ"

"Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da Lei." (Rm 3.28) Um dos assuntos preferidos do apóstolo Paulo é a "Graça" de Deus. Ele defende que a salvação da nossa alma e da nossa vida é um favor de Deus e não depende de obras ou qualquer merecimento da nossa parte. Em outras palavras, somente a fidelidade de Deus, seu amor por nós e a fé que precisamos ter em Jesus Cristo como aquele que intermediou o perdão dos nossos pecados diante de Deus é que garantem a nossa salvação e justificação. Ele fala também que nenhum de nós pode dizer que é justo ou que nunca pecou - "Porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus." (Rm 3.23). Ele apresenta também o confronto entre a Lei e a fé. Confiar na "justiça própria" não abre caminho para o perdão dos pecados. Ou seja, nada que fizermos pessoalmente vai garantir perdão para nossos pecados. O único caminho é a fé no sacrifício de Cristo na cruz - "...sendo justificados gratuitamente pela sua Graça (de Deus) por meio da redenção que há em Cristo Jesus." (Rm 3.24) Devemos confiar na justiça de Deus somente e, como Deus é amor amor Ele nos justifica segundo o Seu amor e não segundo nossos "merecimentos" coisa que não temos de forma alguma. O quê aprendemos? (a) Todos somos pecadores e nenhum de nós pode dizer que é justo o suficiente para atrairmos a atenção de Deus; (b) Nada que fizermos por nossa própria conta nos justifica diante de Deus; (c) Deus nos salva, perdoa e acolhe por causa do Seu favor divino - sua Graça, manifestada através do sacrificio de Cristo na cruz; (d) O perdão e a justificação dos nossos pecados nos são dados pela fé em Cristo Jesus e o arrependimento dos pecados, independente da nossa condição humana. Graças a Deus pela Sua infinita Graça que nos alcançou e derrama sobre nós a salvação sem mérito algum de nossa parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário