segunda-feira, 16 de março de 2020

"NÃO NOS CANSEMOS DE FAZER O BEM..."

"Porque cada um levará o seu próprio fardo." (Gál 6.5) Será que, como cristão, sou responsável também pelo que o irmão em Cristo faz? Se eu ver o meu irmão cair em pecado e sofrer uma derrota, devo deixá-lo sozinho ou tenho que socorrê-lo? O apóstolo Paulo tem a resposta. Ele diz: "...se alguém for vencido por algum delito, vocês, que são mais espirituais devem ajudá-lo com mansidão e humildade, a voltar ao caminho certo, lembrando que também estão sujeitos à tentação." (Gál 6.1). Aqui temos duas questões: 1ª - Quanto ao pecado pessoal "cada um levará o seu próprio fardo." Pecado é responsabilidade pessoal diante de Deus e do próximo. Em outras palavras, ninguém é culpado do pecado do outro. Se eu pequei a responsabilidade é minha somente; 2ª - Somos desafiados a ajudar ao próximo que caiu a levantar-se pois isso é, acima de tudo, demonstração de amor ao próximo: "Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprirei a lei de Cristo." (Gál 6.2). E um pouco mais a frente, declara: "E não nos cansemos de fazer o bem, pois se não desistirmos, colheremos no tempo certo." (Gál 6.9). Não podemos desistir de fazer o bem a ninguém porque chegará a hora em que veremos o fruto do que estamos fazendo. Não devemos e nem podemos assumir a responsabilidade do pecado alheio, mas podemos ajudar a quem caiu em delito a se levantar, com humildade, carinho, respeito e amor cristão. Precisamos nos lembrar que ao próximo é o princípio ativo da "lei de Cristo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário