sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

"GLORIE-SE NO SENHOR"

"Quem, porém, se gloria, glorie-se no Senhor." (2 Cor 10.17) Você já foi confrontado por alguém por causa da sua fé e teve que se defender e reivindicar ou exigir respeito à sua "autoridade espiritual" como cristão? Este foi um dos problemas enfrentados pelo apóstolo Paulo diante da igreja dos corintios, como revela o conteúdo das duas cartas que lhes escreveu. Pelo que parece ele enfrentou afrontas tanto dentro quanto do lado de fora da igreja e, para defender-se, ele invoca sua "autoridade apostólica". Ele foi o último dos apóstolos e foi chamado diretamente pelo Senhor Jesus Cristo (ver Atos 9). Sua missão foi pregar o evangelho aos não-judeus. Espalhou igrejas por toda a Ásia antiga e chegou a Roma. Deu sua vida para que o evangelho alcançasse os "confins da terra". Travou embates e enfrentou muitos perigos do mar e da terra nas viagens que fez. Mas as armas que ele usava eram armas espirituais, de Deus mesmo - "as armas da nossa guerra não são humanas, mas poderosas em Deus para destruir fortalezas." (10.4). Ele entendia que sua luta era espiritual. Entretanto o apóstolo não se gloria "além da medida no trabalho dos outros" (v.15a). Ele se gloria em Deus. A atitude de Paulo nos ensina algumas lições preciosas para nossa vida cristã: a) Se em algum momento de nossa vida formos confrontados com a necessidade de defendermos nossa fé, devemos fazer isso usando a "autoridade espiritual" que nos foi dada por Deus mediante a fé em Cristo Jesus, mas lembrando-nos que a nossa arma é espiritual, em Deus, e que a nossa luta não é contra carne ou sangue, mas contra principados e potestades; b) Essa auto-defesa deve ser, entretanto, com respeito, graça, humildade e temor a Deus, atribuindo a Ele toda a glória que lhe é devida. "Quem, porém, se gloria, glorie-se no Senhor." (2 Cor 10.17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário