terça-feira, 28 de janeiro de 2020

"USOS E COSTUMES" (2ª PARTE)

"Pois os cabelos compridos foram dados em lugar do véu." (1 cor 11.6b) Parece que havia uma conflito dentro da igreja dos coríntios quanto a usos e costumes. Isso se deve claramente à caracteristica da cidade de Corinto, com influência grega e sendo metrópole que acolhia pessoas de varias culturas. Havia orientação cultural e religiosa diversificada no contexto social dessa cidade e muitos gregos se converteram ao cristianismo também. O maior "problema" que havia dentro da igreja era, ao que parece, o uso do véu, cabelos compridos e o lugar da mulher dentro do culto da igreja. Havia homens e mulheres que usavam cabeça raspada - era costume grego. Mas havia homens que usavam cabelos compridos também - costume judeu. Entre as comunidades judaicas homens e mulheres cobriam suas cabeças com um véu quando celebravam o culto e as mulheres judias não se manifestavam em público. O uso do véu era costume comum entre todas as mulheres, judias ou gregas. Tinha uma razão de ser: mostrar a condição de submissão da mulher e identificá-la como alguém que contava com a proteção e o amparo da parte de algum homem. O apóstolo Paulo não queria que essa questão perturbasse a comunhão da igreja. Por isso encorajou as mulheres a usarem o véu, com ou sem cabelo comprido, lembrando que o cabelo era "uma glória para a mulher". Os homens não poderiam usar véu porque estariam desonrando sua cabeça (11.4). Mas homens e mulheres poderiam profetizar e orar contanto que a mulher usasse o véu nesse momento, como sinal de submissão a autoridade espiritual (v.5). Um detalhe importante: O apóstolo Paulo deixa bem claro que "usos e costumes" não era, a seu ver, o principal assunto da igreja do Senhor Jesus Cristo e desautorizou a discussão do tema dentro da igreja. Na visão de Paulo, cada homem e mulher devem se colocar no seu lugar, reconhecendo sua condição como servo do Senhor e fazer o que puder para que apenas a "glória do Senhor" seja manifesta. A discussão de "usos e costumes" não edifica a igreja e provoca conflitos no meio do povo de Deus. Então, o apóstolo nos revela a melhor maneira de tratar o assunto: "Assim, quer comais, bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus." (1Cor 10.31).

Um comentário:

  1. O assunto é interessante. Agradeço a todos os que acompanharam nossa reflexão. Perdão pela demora para soltar a segunda parte. Espero que também essa edifique a todos. Curta, comente e compartilhe.

    ResponderExcluir