terça-feira, 19 de outubro de 2021

"MEDITANDO NA PALAVRA"

 A palavra de hoje é "PALAVRA"

Existe um ditado popular que diz: "a palavra tem poder". Palavras soltas "ao vento" podem provocar coisas boas ou ruins. As "palavras" podem até matar ou "dar vida". Depende do seu uso. Palavras agradáveis produzem alegria, felicidade e bons frutos, mas o contrário também é verdade. Através das palavras você pode amaldiçoar ou abençoar. O modo como você usa a "palavra" pode definir o tipo de pessoa que você é, e o modo como vive.

Quando olhamos para a Bíblia, chamada de a "Palavra de Deus", encontramos vários exemplos e conselhos acerca do "bom" e do "mau" uso da "palavra". O apóstolo Paulo, em Colossenses 4.6, diz o seguinte: "A vossa palavra seja sempre agradável e temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um, como convém." Esse conselho nos ensina que  é necessário cuidarmos bem do nosso jeito de falar e das coisas que vamos falar porque por nossas palavras podemos ser rejeitados ou aceitos pelos que estão à nossa volta.

Outro conselho dele, em 1 Corintios 14.9, nos diz: "Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz?" É muito importante que busquemos clareza nas palavras que usamos para nos relacionarmos com as pessoas, a fim de que sejamos bem entendidos. Essa atitude revela inteligência.

E ainda mais. Outra do apóstolo Paulo, quando escreve aos Efésios 4.29. Ele diz o seguinte: "Evitem a boca suja. Digam só o que é bom e útil àqueles com quem vocês estiverem falando, e o que resulta em benção." A "palavra" que produz efeito positivo na vida, portanto, é aquela que é "amável", "inteligente" (que dá para entender) e que é "útil" aos que estão à nossa volta. 

O aprendizado aqui então é: Cuide bem das suas palavras. O que você diz aos que estão à sua volta pode alegrar, entristecer, encorajar, derrotar, fortalecer ou destruir. Cuidado também com o que você escuta. Busque sempre a "palavra" que vai te abençoar e te fazer feliz, e aos que estão perto de você. Fuja das palavras rudes, agressivas, imorais, desnecessárias e malditas porque elas são como veneno e adoecem a alma, a mente e o coração, além de arruinarem a sua imagem pessoal.

Se esforce ao máximo para ter em seus lábios, sempre, palavras de alegria, paz, encorajamento, apreciação e edificação em todas as suas conversas. Esta atitude fará de você uma pessoa inteligente, agradável e querida para todos os que estiverem à sua volta. Quem fala coisas boas é sempre bem recebido em todos os lugares aonde vai e tem uma vida muito mais feliz. 

Deus te ajude a fazer isso sempre. Seja feliz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário