quinta-feira, 5 de março de 2020

"BUSCANDO APERFEIÇOAMENTO"

"Oramos pelo vosso aperfeiçoamento." (2 Cor 13.9b) A frase acima tem uma palavra chave que resume tudo o que o apóstolo Paulo escreveu aos coríntios em um só pensamento: o aperfeiçoamento da igreja. A seguir ele dá tres conselhos que nos ajudam a compreender a essência desse aperfeiçoamento: (a) o auto-exame (v.5). Precisamos sempre nos examinar a nós mesmos, nosso coração, nossa mente, nossas atitudes para ver se estamos andando segundo aquilo que requer a fé que professamos e o nosso compromisso pessoal com Cristo Jesus, com o evangelho e com a igreja; (b) o reconhecimento do poder da verdade (v.8). A verdade se encontra na essência do evangelho de Cristo e na autenticidade da vida cristã. O apóstolo Paulo sempre defendeu essa transparência. Somos exortados por ele e por toda a Palavra de Deus, a vivermos em "verdade" para com o Senhor, para com o próximo e para com a Igreja, porque a verdade é "libertadora" - "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (João 8.32). Além disso a verdade é autenticadora do caráter moral de cada individuo; (c) Maturidade, ânimo, unidade e paz (v.11). Para o apóstolo Paulo a maturidade é um dos principais alvos que o cristão devem buscar. Quando todos os crentes dentro de uma igreja tomam consciência dessa necessidade, essa se torna mais dinâmica, mais unida, mais forte e vive em paz. No entanto é necessário lembrar que isso é responsabilidade pessoal e começa justamente no auto-exame para avaliar se estamos firmes na fé. A clássica pergunta: meu caminhar está dentro daquilo que Cristo tem ensinado? A exortação de Paulo, se aplica diretamente ao nosso tempo também. Precisamos fazer, sempre, um auto-exame para ver se estamos caminhando na busca da verdade, da maturidade e de fazer a vontade de Deus, com uma autêntica vida cristã. Atitude assim fará com que a igreja do Senhor Jesus Cristo viva em paz e se fortaleça a cada dia, porque, então, seremos fortes. "E o Deus de amor e paz estará convosco." (2 Cor 13.11b)

Nenhum comentário:

Postar um comentário